Significado de cometas-vo-la

    A forma cometas-vo-lapode ser [masculino plural de cometacometa] ou [segunda pessoa singular do presente do conjuntivo de cometercometer].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cometercometer
    |ê| |ê|
    ( co·me·ter

    co·me·ter

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Perpetrar, praticar (sempre à má parte).

    2. Confiar, encarregar.

    3. [Pouco usado] [Pouco usado] Empreender, começar.

    4. Propor; oferecer.

    5. Acometer.

    6. Atacar.

    verbo pronominal

    7. Arriscar-se.

    8. Aventurar-se.

    etimologiaOrigem:latim committo, -ere, juntar, unir, começar, correr um perigo, confiar, cometer uma falta.

    Secção de palavras relacionadas

    cometacometa
    |ê| |ê|
    ( co·me·ta

    co·me·ta

    )
    Imagem

    AstronomiaAstronomia

    Astro que gira em volta do Sol, descrevendo órbita muito excêntrica e que consiste geralmente num ponto brilhante (núcleo), envolvido por uma nebulosidade (cabeleira), com um rasto luminoso (cauda).

    nome masculino

    1. [Astronomia] [Astronomia] Astro que gira em volta do Sol, descrevendo órbita muito excêntrica e que consiste geralmente num ponto brilhante (núcleo), envolvido por uma nebulosidade (cabeleira), com um rasto luminoso (cauda).Imagem

    2. Pessoa ou coisa que aparece e logo desaparece.

    3. [Brasil] [Brasil] Caixeiro-viajante.

    4. [Ictiologia] [Ictiologia] Pequeno peixe (Carassius auratus) de água doce, da família dos ciprinídeos, de coloração avermelhada e dourada. = PEIXE-DOURADO, PEIXE-VERMELHO, RUIVACA


    cometa barbado

    • [Astronomia] • [Astronomia]  O que recebe a luz do Sol pela frente.

    cometa caudato

    • [Astronomia] • [Astronomia]  O que, afastando-se do Sol, recebe a luz pela cauda.

    cometa crinito

    • [Astronomia] • [Astronomia]  O que, tendo a Terra entre ele e o Sol, está em oposição diametral com este.

    etimologiaOrigem:latim cometa, -ae, do grego kométes, -ou.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "cometas-vo-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Que tem cabeleira branca (falando-se de cometas)....


    errante | adj. 2 g.

    Que anda vagueando....


    recidivo | adj.

    Que torna a aparecer....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "cometas-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Procuro uma expressão que designe um local com múltiplas actividades (loja, museu, biblioteca, restaurante, etc; mecânica, pintura, manutenção, parqueamento, etc. de barcos) relacionadas com o mar. Pensei nas expressões complexo náutico, centro náutico, complexo naval e centro naval. Poderão elucidar-me qual o significado, etimologia e distinção dos termos náutico e naval? E qual a distinção, significado, etimologia e sinónimos dos termos centro e complexo, na acepção pretendida? Poderão ainda sugerir a designação mais própria para um local daquele género?