Significado de chispo-vo-los

    A forma chispo-vo-losé [primeira pessoa singular do presente do indicativo de chisparchispar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    chisparchispar
    ( chis·par

    chis·par

    )
    Conjugação:unipessoal.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Lançar chispas. = CHISPEAR

    2. [Figurado] [Figurado] Arder em ira; sentir grande raiva. = CHISPEAR

    3. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Ir ou sair depressa. = DISPARAR

    verbo intransitivo e pronominal

    4. [Informal] [Informal] Fugir ou ir-se embora.

    etimologiaOrigem:chispa + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "chispo-vo-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    chispalhada | n. f.

    Prato de chispe com feijão branco, orelheira, salpicão, etc....


    choina | n. f.

    Chispa apagada, centelha....


    larcão | n. m.

    Carne de porco tirada entre o chispe e a parte mais gorda da espádua....


    chispar | v. intr. | v. intr. e pron.

    Lançar chispas....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "chispo-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber qual ou quais destas frases é que estão correctas a nível da colocação das vírgulas: A - O João prometeu que saía connosco e quando chegou o dia cumpriu o prometido. B - O João prometeu que saía connosco e , quando chegou o dia combinado cumpriu a promessa. C - O João prometeu que saía connosco e, quando chegou o dia combinado, cumpriu a promessa.


      Sou formanda de um curso de qualificação profissional e no âmbito do mesmo tenho aulas de Português. Pelo menos duas vezes, fui confrontada com ensinamentos que não me parecem correctos.
      Primeira: a professora diz-nos que o advérbio de modo raramente é uma palavra esdrúxula. Recordo ainda a voz da minha professora da Escola Secundária, dizendo-nos que todos os advérbios de modo são palavras graves. Não importa de que adjectivo venham, ao transformarem-se em advérbios de modo a sílaba tónica passa a ser “men” (a penúltima) e, portanto, são palavras graves.
      Segunda: esta senhora pôs-nos hoje a completar frases com o presente do conjuntivo de alguns verbos. Uma das frases compreendia a primeira pessoa do plural do verbo conseguir que ela completou com "consígamos" (até o corrector ortográfico do computador discorda!). Esta eu já verifiquei no vosso site (perdoem-me os anglicismos) e efectivamente não vejo acento no i.