PT
BR
Pesquisar
Definições



cara-branca-do-sul

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cara-branca-do-sulcara-branca-do-sul
( ca·ra·-bran·ca·-do·-sul

ca·ra·-bran·ca·-do·-sul

)


nome feminino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Aphelocephala leucopsis) da família dos acantizídeos. = FACE-BRANCA-MERIDIONAL

vistoPlural: caras-brancas-do-sul.
etimologiaOrigem etimológica:cara + branca, feminino de branco + do + sul.
iconPlural: caras-brancas-do-sul.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: frequência do quarto ou frequência no quarto ano?
O substantivo frequência é geralmente seguido da preposição de (ou das suas contracções), como indica o Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjectivos (25.ª ed., São Paulo: Globo, 2000), de Francisco Fernandes, e como atestam pesquisas efectuadas em corpora e em motores de busca da Internet.



Como não encontrei no dicionário a palavra campi, solicito que me seja informado se ela existe, qual a sua origem e significado, bem como em que campo, ou situação, é utilizada.
Campi é o plural de campus, palavra latina usada sobretudo nos meios universitários para designar a área que compreende os terrenos e os edifícios de uma universidade. Veja-se o seguinte exemplo: “O tráfego entre os dois campi da Universidade do Minho, um em Braga e outro em Guimarães, é intenso.”

Por serem latinismos, aconselha-se o uso de itálico aquando da escrita de campus e de campi, para destacar que são palavras não portuguesas (conselho que se aplica aos estrangeirismos em geral).