Significado de bisara-no-los

    A forma bisara-no-lospode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de bisarbisar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de bisarbisar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    bisarbisar
    ( bi·sar

    bi·sar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Tornar a dizer ou a fazer. = REPETIR

    2. Pedir a repetição de (ex.: bisar uma canção).

    etimologiaOrigem:bis + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: bicar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "bisara-no-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    bisado | adj.

    Que se bisou ou repetiu (ex.: houve duas canções bisadas)....


    bicar | v. tr. | v. intr. e pron.

    Picar com o bico....


    bisar | v. tr.

    Tornar a dizer ou a fazer....


    bisável | adj. 2 g.

    Que se pode bisar....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "bisara-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Gostaria que me esclarecessem se a palavra talhagem pode ou não ser utilizada. Utilizamos esta palavra em metalomecânica pois, além de vários outros equipamentos robotizados de maquinação industrial de peças de precisão como tornos de comando numérico CNC, rectificadoras, robôs de soldadura, temos uma talhadora e costumamos designar o trabalho realizado por esta máquina de talhagem, mas ainda não o encontramos em nenhum dicionário.