Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

bipedia

bipediabipedia | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bi·pe·di·a bi·pe·di·a


(bípede + -ia)
nome feminino

1. Qualidade do que é bípede.

2. [Zoologia]   [Zoologia]  Capacidade de se deslocar sobre dois pés ou patas posteriores. = BIPEDALISMO


SinónimoSinônimo Geral: BIPEDISMO

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

” Daqui surge inevitável o perigo para a manutenção da bipedia , penosamente conquistada em milhões de anos

Em De Rerum Natura

...denominado hominização, na qual houve uma progressiva conquista de uma postura erecta, com uma bipedia melhorada (tornamo-nos, assim, bons a andar, marchar ou correr

Em abzu.blogs.sapo.pt

...TE AMO "O amor nasce dos olhos, o bem-querer do coração" (dito popular) A bipedia e a linguagem são poderes concomitantes..

Em Cidade

...desenvolver: Levantamento de ideias tácitas e/ou conhecimentos prévios sobre os conceitos de hominídeo, hominização, bipedia e Pré-história..

Em historia7elustosa.blogs.sapo.pt

Quando, na correcção de provas escritas dos meus alunos, vejo escrito que "a bipedia começou há quinze anos", fico meio zonzo a pensar onde estava eu em 1996..

Em postal - um verbário
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Inseri, no vosso corrector ortográfico, a palavra “desejante” que, há tempos, vi escrita, erradamente, em vez do adjectivo “desejoso”. Para surpresa minha, o citado corrector, no português de Portugal, não acusa o erro.
A palavra desejante, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, está averbada no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e apresenta-se correctamente formada (através da aposição do sufixo -ante ao verbo desejar), daí a sua inclusão no léxico do corrector ortográfico do FLiP. O adjectivo desejante, cujo uso é bastante frequente (como se pode verificar através de pesquisas em corpora e motores de busca da Internet), partilha do significado do adjectivo desejoso (ex.: ela é uma pessoa desejosa de conhecimento = ela é uma pessoa desejante de conhecimento), apesar de este ser mais frequente e estar já consagrado pelo uso. Ambos resultam de processos regulares de derivação no português, pela junção, respectivamente, do sufixo -ante ao radical de um verbo e do sufixo -oso ao radical de um substantivo.



Lemur ou lémur? O animal de Madagáscar.
O animal de Madagáscar que refere está registado nos dicionários de língua portuguesa como lémure (lêmure, no português do Brasil).

Das formas mencionadas na pergunta, apenas a segunda, lémur (lêmur, no português do Brasil), se encontra registada em alguns dicionários, como, por exemplo, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de António de Morais Silva. A grafia com -e final é a mais consensual por estar mais próxima do étimo latino lemures, lemurum, que significa “almas dos mortos”, “espectros”.

pub

Palavra do dia

ar·tão ar·tão


(grego ártos, -ou, bolo ou pão de farinha de trigo)
nome masculino

[Pouco usado]   [Pouco usado]  Alimento feito de massa de farinha de cereais cozida num forno. = PÃO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bipedia [consultado em 16-10-2021]