Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

avacalhar

avacalharavacalhar | v. tr. e pron. | v. tr. | v. tr. e intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·va·ca·lhar a·va·ca·lhar

- ConjugarConjugar

(a- + vaca + -alhar)
verbo transitivo e pronominal

1. [Informal]   [Informal]  Expor(-se) ao ridículo. = ENXOVALHAR, REBAIXAR, RIDICULARIZAR

verbo transitivo

2. [Informal]   [Informal]  Fazer críticas duras ou injustas, para deitar abaixo. = DESMORALIZAR

verbo transitivo e intransitivo

3. [Informal]   [Informal]  Executar de forma trapalhona ou descuidada. = ABANDALHAR, DESLEIXAR

4. [Informal]   [Informal]  Causar incómodo, devido a comportamento inconveniente.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "avacalhar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

[Intro: NGA, Prodígio e DJ Liu One] Essa parte é mesmo só já para avacalhar DJ Liu One na casa 2020 Dope Muzik Let's go!!

Em musicportugal.pt

apequenar nosso espirito e avacalhar com nossa vida..

Em O ponto arquim

...nossos olhos para a cena contemporânea onde as crendices mundanas não economizam forças para avacalhar com a fé Cristã..

Em O ponto arquim

...Macedo Matoso, mais conhecido por Feitiço, que jogava no Santos, e juntos trataram de avacalhar publica e insistentemente a figura de Washington Luís, o último presidente da Velha República...

Em O INDEFECTÍVEL

...se ocupam de estrangular a educação e a cultura, degradar o meio ambiente e avacalhar a diplomacia, para realçar apenas os mais em evidência na mídia..

Em blog0news
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Muito agradecia que me esclarecessem se esta frase é correcta, em termos de pontuação (trata-se de uma tradução de um texto inglês, em que o discurso, assinalado entre aspas, esta na mesma linha): O Raposo reagiu imediatamente: - Como se atreve! - disse ele. Não sabe que eu sou o Rei da Floresta? Note-se que a minha questão tem a ver com a colocação do travessão a seguir aos dois pontos, sem mudar de linha.
Os dois pontos, o parágrafo, o travessão e as aspas são maneiras de assinalar graficamente o discurso directo. Não há, contudo, obrigatoriedade de uso simultâneo de todos estes recursos, pelo que a frase apontada está correcta.

Sobre assuntos relacionados, poderá consultar também as respostas travessão/ponto de interrogação combinado com ponto de exclamação e discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.

pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/avacalhar [consultado em 27-10-2021]