PT
BR
Pesquisar
Definições



arvelhana

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
arvelhanaarvelhana
( ar·ve·lha·na

ar·ve·lha·na

)
Imagem

RegionalismoRegionalismo

BotânicaBotânica

Semente cilíndrica dessa planta, usada na alimentação, de onde se extrai um óleo também usado na alimentação.


nome feminino

1. [Regionalismo] [Regionalismo] [Botânica] [Botânica] Planta herbácea rasteira (Arachis hypogaea) da família das faseoláceas, com frutos subterrâneos.

2. [Regionalismo] [Regionalismo] [Botânica] [Botânica] Semente cilíndrica dessa planta, usada na alimentação, de onde se extrai um óleo também usado na alimentação.Imagem

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: AMENDOIM

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa, talvez alteração de ervilhana ou do espanhol avellana, avelã.

arvelhanaarvelhana


Dúvidas linguísticas



Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).




Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.