Significado de apregoar-se-lho

    A forma apregoar-se-lhopode ser [infinitivo de apregoarapregoar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de apregoarapregoar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de apregoarapregoar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de apregoarapregoar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de apregoarapregoar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    apregoarapregoar
    ( a·pre·go·ar

    a·pre·go·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Anunciar por meio de pregão.

    2. [Figurado] [Figurado] Chamar a atenção para.

    3. Tornar notório com ostentação.

    verbo transitivo e pronominal

    4. [Religião católica] [Religião católica] Ler ou fazer ler proclamações de casamentos futuros.

    verbo pronominal

    5. Manifestar-se.

    6. Gabar-se.

    = SinónimoSinônimo geral: PREGOAR

    etimologiaOrigem:a- + pregoar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "apregoar-se-lho" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    alarde | n. m.

    Ostentação apregoada (com o fim de intimidar)....


    leiloeiro | n. m.

    Indivíduo que promove ou prepara leilões....


    pregoeiro | n. m.

    Indivíduo que lança pregão....


    buzinar | v. tr. e intr.

    Tocar buzina....


    mercar | v. tr.

    Comprar para revender....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "apregoar-se-lho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Venho por este meio pedir que me tirem uma dúvida relacionada com a palavra bolor: a correcta pronunciação da palavra acima referida é "bolor" (com o mesmo tipo de fonologia que existe em, por ex.: ardor ou timor) ou "bolór" (obviamente sem o uso do acento que coloquei, mas com um som como em pior ou maior). Pessoalmente penso que se pronuncia sem nenhum tipo de acentuação, mas desde que vim estudar para o Porto estou rodeado de gente que diz o contrário.