PT
BR
Pesquisar
Definições





Dúvidas linguísticas


Qual a forma correcta de pronúncia da palavra menu : "ménu" ou "menú"?
Na questão colocada, não está em causa a acentuação (a palavra é sempre acentuada na última sílaba: menu), mas a qualidade da vogal. Por exemplo, uma vogal que corresponde à letra e pode corresponder ao som [È], como em fé, ao som [e], como em dedo, ao som [i], como em de ou medicina, ou ainda ao som [á], como por vezes em coelho.

No português, como regra geral (com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal e nas palavras génio e genial, o som [È] (vogal mais baixa) da palavra nio (com acento tónico em ) passa a pronunciar-se [i] (vogal mais alta) em genial pois a sílaba tónica passou a ser a última genial.

Esta regra geral aplica-se a menu e aí, como a sílaba tónica é nu, a sílaba me pode pronunciar-se [mi]nu, como em de ou medicina, (e é esta a pronúncia registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia da Ciências/Verbo e, posteriormente, no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora). A palavra menu, apesar de já ser usada correntemente em português, é de origem francesa, sendo pronunciada com [i] também nessa língua. Desta forma, não há então motivo fonológico ou etimológico para se pronunciar menu com é aberto.




Encontrei microdecisões escrito tudo junto e no dicionário aparece micro decisões separado. Qual é o correcto? Do mesmo modo, pode escrever-se superabundância ou super abundância?
Em ambos os casos deve aglutinar-se o elemento de formação à palavra que lhe sucede. Assim, deve escrever-se microdecisões e superabundância.
Micro-, de acordo com a tradição lexicográfica, nunca é seguido de hífen, sendo sempre aglutinado à palavra que o segue. Super- apenas é seguido de hífen antes de palavras iniciadas por h ou r (ex.: super-herói, super-realismo).
A sugestão micro decisões dada pelo FLiP no Dicionário da Língua Portuguesa On-line deve-se ao facto de a palavra micro (como substantivo) e da palavra decisões existirem separadamente.