PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

guanos

Lugar onde se esquartejam animais para o guano....


goano | adj. | n. m.

Relativo a Goa, região da Índia....


guaneira | n. f.

Depósito de guano....


guano | n. m.

Adubo de substâncias orgânicas e, particularmente, do excremento das aves....


guano | n. m.

Designação dada a várias aves galiformes da família dos cracídeos, em especial dos géneros Penelope, Pipile e Chamaepetes....


Ave galiforme (Penelope ortoni) da família dos cracídeos....


Ave (Leucocarbo bougainvillii) da família dos falacrocoracídeos....


Ave galiforme (Penelope jacquacu) da família dos cracídeos....


guano-andino | n. m.

Ave galiforme (Penelope montagnii) da família dos cracídeos....


Ave galiforme (Chamaepetes goudotii) da família dos cracídeos....


Ave galiforme (Penelope barbata) da família dos cracídeos....


Ave galiforme (Aburria aburri) da família dos cracídeos....


Ave galiforme (Oreophasis derbianus) da família dos cracídeos....




Dúvidas linguísticas



Estou procurando a palavra Zigue Zague ou Zig Zag, ou ainda, zigzag.
A forma correcta é ziguezague, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário de Língua Portuguesa On-Line.



Como se escreve? Eu não consigo deitar-me cedo. Eu não consigo me deitar cedo. Não consigo perceber se o não está associado ao primeiro ou segundo verbo, pois nos verbos reflexos na negativa os pronomes vêm antes do verbo.
O verbo conseguir, à semelhança de outros verbos como desejar, querer ou tentar, tem algumas propriedades análogas às de um verbo auxiliar mais típico (como o verbo ir, por exemplo). Nestes casos, este verbo forma com o verbo principal uma locução verbal, podendo o clítico estar antes do verbo auxiliar (ex.: eu não me vou deitar cedo; eu não me consigo deitar cedo) ou depois do verbo principal (ex.: eu não vou deitar-me cedo; eu não consigo deitar-me cedo). Isto acontece porque o verbo considerado auxiliar ou semiauxiliar pode formar com o verbo que o sucede uma locução verbal coesa, como se fosse um só verbo (e, nesse caso, o clítico é atraído pela partícula de negação não e desloca-se para antes da locução verbal) ou, por outro lado, o verbo conseguir pode manter algumas características de verbo pleno (e, nesse caso, o clítico me pode manter-se ligado ao verbo principal deitar, de que depende semanticamente). Nenhuma das duas construções pode ser considerada incorrecta, apesar de a segunda ser frequentemente considerada preferencial.

Nesta frase, o marcador de negação (o advérbio não) está claramente a negar o verbo conseguir e é semanticamente equivalente a "eu deito-me tarde, porque não sou capaz de me deitar cedo". Se estivesse a negar o verbo deitar-se (eu consigo não me deitar cedo), teria um valor semântico diferente, equivalente a "eu sou capaz de me deitar tarde", devendo nesse caso o clítico estar colocado antes do verbo deitar.


Ver todas