PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

dimorfas

dimorfo | adj.

Que tem ou pode tomar duas formas diferentes....


dimórfico | adj.

Que apresenta dimorfismo (ex.: espécie sexualmente dimórfica)....


dimorfismo | n. m.

Qualidade do que tem ou pode tomar duas formas diferentes; qualidade de dimorfo....


dimorfia | n. f.

Qualidade do que tem ou pode tomar duas formas diferentes; qualidade de dimorfo....


Ave passeriforme (Rhipidura brachyrhyncha) da família dos ripidurídeos....


Ave (Ptilorrhoa geislerorum) da família dos cinclossomatídeos....


Ave (Egretta dimorpha) da família dos ardeídeos....


Ave passeriforme (Rhipidura brachyrhyncha) da família dos ripidurídeos....



Dúvidas linguísticas



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.



Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: na palavra quatro existe trema?
O Acordo Ortográfico de 1990 suprimiu o trema em palavras portuguesas ou aportuguesadas, conservando-se apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros.

O uso do trema no português do Brasil estava regulamentado pelo Formulário Ortográfico de 1943, que era o texto em vigor para a ortografia brasileira. Neste texto explicita-se que “Emprega-se o trema no u que se pronuncia depois de g ou q e seguido de e ou i: agüentar, argüição, eloqüente, tranqüilo, etc.”. Por este motivo, nunca se poderia empregar correctamente o trema antes de outra vogal como a ou o, mesmo porque nestes casos (ex.: quatro, quociente), o u é sempre lido e não havia necessidade de distinguir a pronúncia com um sinal diacrítico.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas ortográficas utilizando o corrector ortográfico para o português do Brasil que poderá testar em FLiP On-line, seleccionando a opção correspondente à bandeira brasileira.


Ver todas