PT
BR
Pesquisar
Definições



direitinho

A forma direitinhopode ser [derivação masculino singular de direitodireito], [adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino], [adjectivoadjetivo] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
direitinhodireitinho
( di·rei·ti·nho

di·rei·ti·nho

)


adjectivoadjetivo

1. [Informal] [Informal] Que é ou está muito direito (ex.: sentou-se direitinha na cadeira e esperou que chamassem o seu nome).


advérbio

2. [Informal] [Informal] De forma directa; em linha recta ou sem desvios (ex.: eles foram direitinho para casa depois do cinema). = DIRECTO

3. [Informal] [Informal] Com precisão ou exactidão (ex.: a embalagem coube direitinho no armário). = COMPLETAMENTE, EXACTAMENTE

4. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] De maneira considerada adequada (ex.: portou-se direitinho). = BEM

5. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] De maneira considerada correcta; sem errar (ex.: respondeu direitinho ao questionário). = BEM


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

6. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Que ou aquele que tem um comportamento irrepreensível.

etimologiaOrigem etimológica:direito + -inho.
direitodireito
( di·rei·to

di·rei·to

)


adjectivoadjetivo

1. Que corresponde à distância mais curta entre dois pontos. = RECTO

2. Sem curvas nem irregularidades.SINUOSO, TORTO

3. Que fica à direita.ESQUERDO

4. Que está de pé. = APRUMADO

5. [Figurado] [Figurado] Justo, recto; acertado.

6. Que está bem, que está como é devido.


advérbio

7. Em linha recta.

8. De forma directa; sem desvios.

9. De maneira considerada correcta.


nome masculino

10. O que pode ser exigido em conformidade com as leis ou a justiça.

11. Faculdade, prerrogativa, poder legítimo.

12. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Conjunto de normas e princípios legais que regulam as relações dos indivíduos em sociedade.

13. Lado principal.AVESSO

direitos


nome masculino plural

14. Imposto, taxa (ex.: pagar direitos).


direito administrativo

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas que regulam o funcionamento e a organização da Administração Pública, bem como o seu relacionamento com os cidadãos.

direito assistencial

[Brasil] [Brasil] [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direito previdenciário.

direito autoral

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direitos autorais.

direito canónico

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de leis que regulam a disciplina eclesiástica.

direito civil

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios que regulam os direitos e as obrigações dos indivíduos, a sua pessoa, os bens e a propriedade.

direito comum

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de princípios e normas que se aplicam à generalidade dos casos em sociedade, em colectividade.

direito constitucional

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas que regulam a estrutura do Estado e definem as funções e os limites dos órgãos do poder político.

direito criminal

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direito penal.

direito da família

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas que regulam as relações, obrigações e direitos familiares.

direito das gentes

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direito internacional público.

direito de antena

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Tempo de transmissão na rádio e televisão públicas a que têm direito os partidos políticos ou determinadas associações.

direito de autor

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direitos de autor.

direito de propriedade

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Direito que o homem tem de conservar o que lhe pertence e de apropriar-se daquilo que outrem lhe cede legalmente ou que adquire sem contestação.

direito internacional privado

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios que regulam os conflitos emergentes de relações jurídicas privadas internacionais.

direito internacional público

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios que regulam as relações entre diferentes estados soberanos.

direito natural

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios considerados primordiais e baseados na natureza humana, considerados anteriores à teoria jurídica. = JUSNATURALISMO

direito penal

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios que regulam as penas a aplicar em relação aos crimes e delitos.

direito previdenciário

[Brasil] [Brasil] [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas que regulam as relações, obrigações e direitos em relação à previdência social ou à segurança social.

direito privado

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Ramo do direito que rege as relações entre particulares.

direito público

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Ramo do direito que rege a organização do Estado, as entidades públicas e as suas relações com os cidadãos.

direitos autorais

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Para um autor ou seu editor, direito exclusivo de explorar durante muitos anos uma obra literária, artística ou científica.

direitos de autor

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Para um autor ou seu editor, direito exclusivo de explorar durante muitos anos uma obra literária, artística ou científica.

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Montante que um autor recebe pela comercialização da sua obra.

direitos de cidade

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que foros de cidade.

direitos políticos

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Aqueles com que o cidadão intervém nos negócios públicos.

etimologiaOrigem etimológica:latim directus, -a, -um, em linha recta.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se em palavras nas quais o prefixo termina com a mesma vogal que inicia a outra palavra (como anti+inflamatório; poli+insaturado, etc...) há necessidade de se usar hífen ou se é possível fusionar as duas vogais (e.g., antiinflamatório; poliinsaturado).
Esta questão tem uma resposta diferente se pretender a ortografia antes ou depois do Acordo Ortográfico de 1990 (AO de 1990).

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945 (válido para a norma portuguesa antes do AO de 1990) e também segundo o Formulário Ortográfico de 1943 (válido para a norma brasileira antes do AO de 1990), o elemento de formação anti- apenas deve ser ligado por hífen a palavras que comecem por h (ex.: anti-higiénico), i (ex.: anti-ibérico), r (ex.: anti-rugas) ou s (ex.: anti-semita).

Relativamente ao emprego do prefixo poli-, não é tão fácil chegar a uma resposta conclusiva e peremptória para a ortografia antes da aplicação do AO de 1990. Este prefixo não é expressamente referido no Acordo Ortográfico de 1945 (vd. bases XXVIII a XXXII, sobre o uso do hífen), nem no Formulário Ortográfico de 1943, pelo que só se pode inferir o comportamento de poli- a partir do registo lexicográfico de outras palavras com o mesmo prefixo. Assim sendo, a consulta de obras de referência revela um comportamento análogo ao de outros prefixos que nunca são seguidos de hífen, como mono- ou bi- (ex: monoinsaturado, biebdomadário, poliarticular, polirrítmico, polissacarídeo, poliúria), o que valida a forma poliinsaturado, que é, aliás, a forma registada pelo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.
Outra opção tomam o Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, e o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências, que registam a forma polinsaturado, com a elisão da vogal (i oral) em que termina o prefixo. A este respeito, Rebelo Gonçalves, no seu Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa (Coimbra: Atlântida, 1947, pp. 252-253), refere que se deve prever também esta opção com estes prefixos que nunca são seguidos de hífen, isto é, "o caso de um prefixo não aparecer em forma plena, por terminar em vogal e esta se elidir ante uma vogal do elemento imediato: endartrite, etc".

Nas obras consultadas, é de referir que não há registo de nenhuma outra forma com o mesmo contexto de poli-+insaturado (poli- seguido de i nasal), mas apenas com um contexto de poli- seguido de i oral: formas como poliide (género de algas) ou poliidrite (mineral) surgem averbadas no Grande Dicionário da Língua Portuguesa (12 vol., Porto, Amigos do Livro Editores, 1981), de José Pedro Machado. Pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet revelam uma maior ocorrência de poliinsaturado (e suas flexões) no português do Brasil e de polinsaturado (e suas flexões) no português europeu, provável reflexo do diferente registo lexicográfico nas duas normas do português, não podendo, no entanto, nenhuma destas duas formas ser considerada incorrecta.

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, estes dois prefixos terão tratamento idêntico, uma vez que passa a haver regras mais gerais e contextuais do que nos textos legais anteriores. Assim, segundo a Base XVI, 1º, alínea b), quando um prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento deverá usar-se hífen, pelo que deverá escrever-se anti-inflamatório e poli-insaturado (a par de polinsaturado).




Praxe deve ler-se: "praCHe" ou "praCSE"?
O xis da palavra praxe deverá ser lido como ch, como na palavra lixo.