Significado de ranha-se-mos

    A forma ranha-se-mospode ser [segunda pessoa singular do imperativo de ranharranhar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de ranharranhar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    ranharranhar
    ( ra·nhar

    ra·nhar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    1. Arranhar; esgaravatar (ex.: ranhar o chão; as galinhas ranhavam).

    2. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Varrer para se poder cozer o pão (ex.: ranhar o forno a lenha). = RAER

    etimologiaOrigem:redução de arranhar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    ranhento | adj.

    Que tem ranho (ex.: nariz ranhento)....


    monco | n. m.

    Humor espesso, segregado pela mucosa do nariz....


    ranheta | n. f. | n. 2 g.

    Entalhe triangular que se faz no tronco do pinheiro para extração da resina....


    ranhão | n. m.

    Pau ou fragueiro com que se varre o forno de lenha....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "ranha-se-mos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Ao utilizar o vosso dicionário, obtive o seguinte resultado para a palavra amoníaco: do Lat. ammoniacu < Gr. ammoniakón s. m., gás incolor, de cheiro intenso, sabor acre e com efeitos lacrimogéneos; gás composto de azoto e hidrogénio, que se encontra na urina e nas matérias em decomposição. A partir de lacrimogéneos obtive: masc. plu. de lacrimogéneo, do Lat. lacrima + Gr. gen, r. de gígnomai, gerar. No entanto a palavra lacrimogéneo não aparece no vosso dicionário, mas sim lacrimogénio (com i em vez de e): adj., que provoca ou produz lágrimas; que faz chorar. Assim, gostaria de saber se existem as duas formas ou se uma se encontra errada.