Significado de quietava-no-lo

    A forma quietava-no-lopode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de quietarquietar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de quietarquietar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    quietarquietar
    ( qui·e·tar

    qui·e·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Fazer estar quieto; dar descanso a. = ACALMAR, AQUIETAR, TRANQUILIZAR

    etimologiaOrigem:latim quieto, -are, dar repouso a, fazer descansar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    azougado | adj.

    Que não pode estar quieto....


    cá | adv.

    Aqui; neste lugar; nesta terra; para aqui....


    inquieto | adj.

    Que não está quieto; desassossegado; travesso....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "quietava-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?