PT
BR
Pesquisar
Definições



prospectai

A forma prospectaié [segunda pessoa plural do imperativo de prospectarprospetarprospectar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
prospectarprospetarprospectar
|èt| |èt| |èct|
( pros·pec·tar pros·pe·tar

pros·pec·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Procurar jazidas minerais de um terreno.

2. Examinar minuciosamente e com método.

3. [Figurado] [Figurado] Estudar as possibilidades de ampliação de uma clientela.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: prospetar.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: prospectar.
grafiaGrafia no Brasil:prospectar.
grafiaGrafia em Portugal:prospetar.
prospectaiprospectai


Dúvidas linguísticas



Escreve-se interdisciplinaridade ou interdisciplinariedade? Também tenho dúvidas se devo escrever pré-estabelecidas ou preestabelecidas.
A forma correcta é interdisciplinaridade, como poderá confirmar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esta palavra resulta da aposição do prefixo inter- ao substantivo disciplinaridade, que, por sua vez, deriva da junção do sufixo -idade ao adjectivo disciplinar. A terminação -iedade não é um sufixo produtivo em português, pelo que a forma *interdisciplinariedade não se considera bem formada; as palavras terminadas em -iedade resultam normalmente da aposição do sufixo -edade a um adjectivo com a terminação átona -io (ex.: arbitrário > arbitrariedade; solidário > solidariedade) ou derivam directamente do latim (ex.: propriedade < latim proprietatis; variedade < latim varietatis).

Os dicionários de língua portuguesa registam as formas preestabelecer e preestabelecido, sem hífen, pois na sua formação está presente o prefixo pre-, com o qual nunca se usa hífen para fazer a separação do elemento posterior (ex.: prealegar, predefinição, preexistente). Este prefixo está relacionado com o sufixo pré-, que, segundo o Acordo Ortográfico, na base XXIX, exige sempre a utilização do hífen por se tratar de um prefixo com acentuação gráfica (ex.: pré-escolar, pré-histórico, pré-molar).




No contexto da criação de modelos, por exemplo, um modelo que descreva o comportamento dos utentes da CP face à oferta, é correcto usar as palavras modelação e modelização (esta última não incluída no vosso dicionário)?
Os dicionários de língua portuguesa registam apenas o termo modelação, como o acto de modelar (“criar a partir de molde ou modelo”), tendo modelagem por sinónimo. Os neologismos modelização e modelizar não se encontram averbados em nenhum dos dicionários consultados, sendo, no entanto, bastante frequentes em pesquisas na Internet. Essas ocorrências em páginas da Internet parecem apontar para uma ténue distinção entre modelar/modelação (“criar a partir de molde ou modelo”) e modelizar/modelização (“criar modelo”).