PT
BR
Pesquisar
Definições



femeeiro

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
femeeirofemeeiro
( fe·me·ei·ro

fe·me·ei·ro

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou o que gosta muito de mulheres. = MULHERENGO, NAMORADIÇO

2. Diz-se de ou animal que procura constantemente a fêmea.

3. Diz-se de ou macho reprodutor cujas crias são maioritariamente fêmeas.


nome masculino

4. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Conjunto de prostitutas. = FEMEAÇO

etimologiaOrigem etimológica: fêmea + -eiro.
femeeirofemeeiro


Dúvidas linguísticas



Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.