PT
BR
Pesquisar
Definições



esgargalhava

A forma esgargalhavapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de esgargalharesgargalhar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de esgargalharesgargalhar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
esgargalharesgargalhar
( es·gar·ga·lhar

es·gar·ga·lhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo pronominal

Rir às gargalhadas; soltar gargalhadas (ex.: tentaram conter o riso, mas acabaram por se esgargalhar). = GARGALHADEAR, GARGALHAR

etimologiaOrigem etimológica:es- + gargalhar.

iconeNota: Usa-se apenas como verbo pronominal.
Confrontar: esgargalar.
esgargalhavaesgargalhava


Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




O correto é um par de meia ou um par de meias ?
Entre outras acepções, o substantivo masculino par designa uma “peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais”, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Assim sendo, este substantivo funciona como uma espécie de colectivo e, tal como não é correcto dizer *um conjunto de pessoa (o asterisco indica agramaticalidade), também não é correcto dizer *um par de meia, mas sim um par de meias, um par de calças, um par de sapatos, etc. Sobre a hesitação relativamente ao uso do plural, consulte, por favor, a resposta óculos.