Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

epicurismo

epicurismoepicurismo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

e·pi·cu·ris·mo e·pi·cu·ris·mo


(Epicuro, antropónimo + -ismo)
nome masculino

1. [Filosofia]   [Filosofia]  Doutrina de Epicuro (341 a.C.-270 a.C.), filósofo grego, caracterizada pela defesa da busca da vida feliz através de desejos e prazeres moderados e sem grandes perturbações, da administração da dor, da diminuição do medo da morte, do destino e das divindades, preconizando também o conhecimento empirista, a física atomista e a ética.

2. [Figurado, Por extensão]   [Figurado, Por extensão]  Tendência para a vida sensual, voluptuosa, ligada aos prazeres dos sentidos.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "epicurismo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

A ajuda que me presta ao epicurismo pessoal que, Sempre tendo tido, Guardo ocultado por entre os olhos adormecidos, É assinalável,..

Em Inatingivel

ÉTICA no epicurismo , busca de prazeres moderados, únicos que não terminam por conduzir a sofrimentos indesejados..

Em O VAGALUME

...vezes a coisa até acabava em azia, sem que tal se devesse propriamente ao epicurismo treinado à mesa..

Em castigomaximo.com

...para alimentar as redes e divaguei a ler sobre o realismo, o hedonismo, o epicurismo , a história do Nikola Tesla, a vida do John Stuart Mill, o monomito...

Em O Sentido das Coisas

...o ritmo de um soneto envolve-se, José Ricardo, no platonismo das ideias e do epicurismo dos átomos e das células para desaguar em personagens bíblicas ou lugares renascentistas em...

Em Deriva das Palavras
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual o plural do nome Saúl.
A palavra Saul (segundo a base XIV do Acordo Ortográfico em vigor para o português europeu, a palavra não deverá ter acento gráfico, sendo incorrecta a forma Saúl) deverá fazer o plural Sauis.



Gostaria de auxílio quanto ao uso correto do verbo assistir. Por exemplo, a frase assistir ao filme está correta ou devo dizer assistir o filme. Assistir ao doente ou assistir o doente?
De acordo com os dicionários e gramáticas de língua portuguesa, o verbo assistir, na acepção “ser espectador”, é usado como transitivo indirecto, isto é, selecciona objectos indirectos regidos pela preposição a. Assim sendo, a frase assistir ao filme é considerada a mais correcta. No português do Brasil, é possível encontrar usos deste verbo, neste sentido, como transitivo directo, pelo que a frase assistir o filme é muito frequente, apesar de não ser considerada preferencial por dicionários e gramáticas.

Na acepção “prestar auxílio médico”, o verbo assistir não se usa com a preposição a, visto que apenas selecciona objectos directos não regidos por preposição, daí que a frase correcta seja, neste caso, assistir o doente.

pub

Palavra do dia

con·dal con·dal


(conde + -al)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Relativo a conde (ex.: coroa condal; dignidade condal; terras condais).

2. Relativo a condado (ex.: delegado condal; governo condal).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/epicurismo [consultado em 05-12-2021]