Significado de cuinca-vo-la

    A forma cuinca-vo-lapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de cuincarcuincar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de cuincarcuincar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cuincarcuincar
    ( cu·in·car

    cu·in·car

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Ganir (o cão ferido).

    etimologiaOrigem:etimologia onomatopaica.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    cuincar | v. intr.

    Ganir (o cão ferido)....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "cuinca-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Na frase «O sentinela era um jovem soldado sem nome.» está correctamente aplicado o artigo definido masculino singular «O», ou deverá antes aplicar-se o artigo definido feminino «A» precedendo o nome «sentinela»? Em diferentes textos, surgem as duas diferentes formas, o que me levou a aperceber-me de uma vacilação de género; qual a preferível? E em relação a «ordenança» (enquanto soldado)?