Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
citarcitar | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ci·tar ci·tar - ConjugarConjugar
(latim cito, -are, abanar, excitar, incitar, apressar, convocar, mencionar, recitar)
verbo transitivo

1. [Direito]   [Direito]  Chamar solenemente para comparecer em juízo ou perante a autoridade em determinada ocasião.

2. Fazer menção ou referência a algo (ex.: citou as vantagens e as desvantagens). = MENCIONAR, REFERIR

3. Apontar, indicar, referir (texto, facto, etc.).

4. Mencionar ou transcrever palavras de outrem (ex.: citou um verso de Camões).

5. [Tauromaquia]   [Tauromaquia]  Provocar (o touro).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "citar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual o aumentativo das palavras porca, cão, balaizinho.
A palavra balaizinho é desconhecida: será balaiozinho, diminutivo de balaio?. Nesse caso, só poderá fazer o aumentativo de balaio: balaiozão.

Quanto a cão, pode formar os aumentativos irregulares canaz (pouco usado) e canzarrão.

O substantivo porca (= a fêmea do porco) pode ter o aumentativo porcazona (porco, o animal, pode ter como aumentativo porcão, mas o feminino porcona parece ser de evitar, por razões sonoras óbvias…); enquanto adjectivo, porca (feminino de porco = sujo, imundo) pode ter como aumentativo porcalhona.




Na frase seguinte estou com uma dúvida: Pouco depois de saírem do cinema, Maria e Manuel apareceram no café onde tinham combinado com os amigos. A primeira frase pouco depois de saírem do cinema estará correcta? Não ficará melhor pouco depois de sair do cinema?
Nas orações temporais, como pouco depois de saírem do cinema, usa-se geralmente o infinitivo flexionado. Nos casos em que o sujeito da oração subordinada é o mesmo da oração subordinante, mas em que o mesmo não está expresso, como na frase que refere, pode também ser usado o infinitivo impessoal (pouco depois de sair do cinema, Maria e Manuel apareceram no café onde tinham combinado com os amigos). Ambas as hipóteses que menciona são então possíveis, apesar de ser mais frequente o uso do infinitivo flexionado neste tipo de orações temporais.

Se, no entanto, houver um sujeito expresso na oração subordinada temporal, é obrigatório o infinitivo flexionado (pouco depois de eles saírem do cinema, Maria e Manuel apareceram no café onde tinham combinado com os amigos; *pouco depois de eles sair do cinema, Maria e Manuel apareceram no café onde tinham combinado com os amigos; o asterisco indica agramaticalidade).

pub

Palavra do dia

so·çai·te so·çai·te
(inglês society)
nome masculino

1. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Conjunto das pessoas de condição social elevada ou que leva uma vida de luxo; elite social. = ALTA-RODA, ALTA SOCIEDADE, CAFÉ-SOÇAITE, GRÃ-FINAGEM

2. [Brasil]   [Brasil]   [Desporto]   [Esporte]  Modalidade semelhante ao futebol de 11 jogadores, mas jogada num campo de piso sintético e de menor dimensão e entre duas equipas com, geralmente, 7 jogadores. = FUTEBOL-SOÇAITE

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/citar [consultado em 04-08-2020]