Significado de bocejarem-se-tos

    A forma bocejarem-se-tospode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de bocejarbocejar] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de bocejarbocejar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    bocejarbocejar
    ( bo·ce·jar

    bo·ce·jar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Fazer uma grande e prolongada abertura da boca, geralmente involuntária e devido a sono, cansaço, aborrecimento ou fome. = OSCITAR

    2. Sentir tédio ou aborrecimento. = ABORRECER-SE, ENFASTIAR-SE

    verbo transitivo

    3. Dizer entre bocejos (ex.: bocejou um boa-noite).

    etimologiaOrigem:talvez de boca + -ejar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "bocejarem-se-tos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    desdormido | adj.

    Diz-se de quem não dormiu e anda bocejando....


    Distensão voluntária dos membros, com retorsão do tronco e talvez bocejo prolongado....


    boquejo | n. m.

    Ato de boquejar....


    escâncara | n. f.

    Estado daquilo que é patente ou do que está à vista....


    bocejável | adj. 2 g.

    Que pode fazer bocejar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "bocejarem-se-tos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Qual a preposição que deve seguir-se ao nome contradança: entre ou de?