Significado de atilarmos-vo-lo

    A forma atilarmos-vo-lopode ser [primeira pessoa plural do futuro do conjuntivo de atilaratilar] ou [primeira pessoa plural infinitivo flexionado de atilaratilar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    atilaratilar
    ( a·ti·lar

    a·ti·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Pôr til em.

    2. [Figurado] [Figurado] Aperfeiçoar.

    3. Tornar hábil.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    atilado | adj.

    De bom conselho....


    atinado | adj.

    Atilado, judicioso, prudente, discreto....


    sengo | adj.

    Inteligente; atilado....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "atilarmos-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      No âmbito do meu trabalho surgiu-me uma dúvida na aplicação do Novo Acordo Ortográfico. Agradecia que me ajudassem. Segundo as regras a palavra “Egipto” deveria manter-se como tal pois o “p” sempre se leu, correto? A minha dúvida é que há vários meios de comunicação a falar “Egito” mas depois mantêm palavras com “Egípcios”, etc. Outra possibilidade é que na palavra em questão seja aceite a dupla grafia, mas mesmo assim seria o mais correto mantermos o “Egipto”, não?