Significado de amofine-se-lho

    A forma amofine-se-lhopode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de amofinaramofinar], [terceira pessoa singular do imperativo de amofinaramofinar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de amofinaramofinar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    amofinaramofinar
    ( a·mo·fi·nar

    a·mo·fi·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    Causar ou sentir aborrecimento, incómodo ou preocupação. = ABORRECER, AFLIGIR, APOQUENTAR, ARRELIAR, INCOMODAR, PREOCUPAR

    etimologiaOrigem:a- + mofino + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "amofine-se-lho" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    verminado | adj.

    Atacado, roído por vermes....


    matação | n. f.

    Amofinação, tormento....


    Que amofina ou causa amofinação, aborrecimento ou incómodo....


    amofinador | adj. n. m.

    Que ou o que amofina ou causa amofinação, aborrecimento ou incómodo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "amofine-se-lho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A minha dúvida reside no plural de corrimão. Andei a investigar e encontrei tanto corrimãos como corrimões como formas correctas. Queria saber se realmente é assim, e se alguma delas é mais correcta e a outra foi mais vulgarizada pelo povo.


      Perdão por corrigi-los, mas em seu dicionário online há um grave erro: a palavra miçanga está escrita com "ss" (missanga), porém, por ser uma palavra de origem indígena, escreve-se com "ç".