PT
BR
Pesquisar
Definições



horripilante

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
horripilantehorripilante
( hor·ri·pi·lan·te

hor·ri·pi·lan·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que causa arrepio ou horripilação; que horripila (ex.: frio horripilante).

2. Que provoca ou inspira horror (ex.: crime horripilante; cena horripilante). = HORRÍFICO, HORRÍVEL, HORROROSO, MEDONHO, PAVOROSO

3. [Informal] [Informal] Que é feio, desagradável; que causa repulsa (ex.: prédio horripilante). = HEDIONDO, HORRÍVEL, HORROROSOBELO, BONITO

etimologiaOrigem etimológica:latim horripilans, -antis, particípio presente de horripilo, -are, ter o pêlo eriçado.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).



As palavras Malanje, Uíje, Cassanje, etc., levam a letra g ou j ?
Os topónimos angolanos referidos deverão ortografar-se correctamente nas formas Malanje, je e Caçanje (esta última grafia corresponde também ao nome comum caçanje).

É esta a grafia registada nas principais obras de referência para o português europeu, nomeadamente no Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa (Coimbra: Atlântida Editora, 1947) e no Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966), de Rebelo Gonçalves, ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Lisboa: Âncora Editora, 2001). Apesar disso, é esmagadora a ocorrência de grafias alternativas como *Malange, *Uíge, *Cassange ou *Cassanje (o asterisco indica incorrecção, de acordo com as obras de referência para a ortografia e com a tradição lexicográfica).

É de referir que com o Acordo Ortográfico de 1990 (nomeadamente na Base III) não há qualquer alteração a este respeito.