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bem-

bem- | elem. de comp.

Entra na composição de várias palavras e significa bem, de maneira excelente. (É seguido de hífen quando o segundo elemento começa por vogal ou h, ou então por consoante, mas esta em perfeita evidência de sentido.)...


Que tem boa disposição ou bom humor....


Que faz o que lhe pedem ou mandam....


bem-ouvido | adj. n. m.

Que ou quem ouve ou segue conselhos ou ordens; que ou quem é bem-mandado....


Que tem aparência atraente ou boa cara....


bem-dispor | v. tr.

Causar boa disposição; deixar bem-disposto....


bem | n. m. | adv. | adj. 2 g. 2 núm. | interj. | n. m. pl.

Direito ou benefício colectivo ou quem contribui para o bem-estar colectivo....


bem-aceite | adj. 2 g.

Que teve boa aceitação ou boa recepção (ex.: o aluno foi tão bem-aceite que não teve nenhum problema de adaptação)....


bem-aceito | adj.

Que teve boa aceitação ou boa recepção (ex.: a proposta foi muito bem-aceita)....


bem-amado | adj. n. m.

Que ou aquele a quem se quer bem ou que se ama muito....




Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).

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