PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições

Esta funcionalidade permite encontrar os verbetes através da caixa localizada na parte superior que apresentam as seguintes pesquisas no seu interior:

  • uma só palavra (ex.: chave)

  • várias palavras (ex.: espécie asinina, árvore grande porte)

  • sequênciasseqüênciassequências de caracterescaraterescaracteres delimitadas por asterisco (ex.: chav*, *iscar), o que permite a consulta de uma lista de palavras com a mesma sequênciaseqüênciasequência de letras inicial ou com a mesma terminação.

  • abreviaturas usadas no dicionário (ex.: adv., ictiol., fam.)

  • conjugação de qualquer uma das opções anteriores (ex.: s. m. fam. bac*)

Na caixa da pesquisa, digite a(s) palavra(s)/sequênciaseqüênciasequência(s) que pretende procurar. A listagem dos verbetes que contêm a pesquisa realizada no seu interior é apresentada, permitindo uma rápida consulta através de um simples clique.



Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).

Ver todas