PT
BR
Pesquisar
Definições



saudavelzinha

A forma saudavelzinhaé [derivação feminino singular de saudávelsaudável].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
saudávelsaudável
|au| ou |a-u| |au| ou |a-u|
( sau·dá·vel

sau·dá·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que goza de boa saúde, física ou mental. = SADIO, SÃOADOENTADO, DOENTE, DOENTIO

2. Que é bom para a saúde. = HIGIÉNICO, SADIO, SALUBRE, SALUTAR, SÃODOENTIO, NOCIVO

3. [Figurado] [Figurado] Que é benéfico ou útil. = FAVORÁVEL, PROVEITOSO, VANTAJOSONOCIVO, PREJUDICIAL

etimologiaOrigem etimológica:saúde + -ável.

vistoPlural: saudáveis.
iconPlural: saudáveis.
iconeConfrontar: saldável.
saudavelzinhasaudavelzinha


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber como se denomina um período de cinco meses de cada ano.
Nos dicionários e vocabulários por nós consultados não encontrámos atestada nenhuma palavra que corresponda ao significado pretendido. No entanto, há um conjunto de palavras, derivadas directamente do latim, que designam períodos de x meses (cf. bimestre, trimestre, quadrimestre, semestre, septimestre, decemestre), pelo que, pela mesma lógica, é possível utilizar para um período de cinco meses a palavra quinquemestre (do latim quinquemestris, -e), que, apesar de não estar dicionarizada, respeita a mesma adaptação ao português das palavras acima referidas (note-se que quinque- é um elemento composicional que forma outras palavras em português, como quinquecelular ou quinquídio).



Descomentar: no FLiP existe a conjugação do verbo mas pelo que pesquisei na net e dicionários esta palavra não existe em Português. Penso que só é usada em termos informáticos e no Brasil. Qual será o seu significado?
O verbo descomentar não se encontra registado em nenhum dicionário de língua portuguesa à nossa disposição, mas uma pesquisa na Internet revela que é usado tanto em sites portugueses como em sites brasileiros. Nenhum dicionário consegue registar exaustivamente o léxico de uma língua, nomeadamente no que diz respeito a neologismos, dada a grande produtividade da língua, especialmente pela aposição de afixos a palavras já existentes. A palavra encontra-se bem formada, resultando da aposição do prefixo des- ao verbo comentar, e significa “retirar o carácter de comentário a” (ex.: o programador descomentou algumas linhas do código do programa).