Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
onfalo-onfalo- | elem. de comp.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

onfalo- onfalo-
(grego omfalós, -oû, umbigo)
elemento de composição

Exprime a noção de umbigo (ex.: onfalomancia).

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Deve dizer-se: recepção dos convidados ou recepção aos convidados?
O substantivo recepção é geralmente seguido das preposições a ou de (ou das suas contracções), como indica o Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjectivos (25.ª ed., São Paulo: Globo, 2000), de Francisco Fernandes, e como atestam pesquisas efectuadas em corpora e em motores de busca da Internet, pelo que ambas as expressões recepção dos convidados e recepção aos convidados estão correctas.



A minha dúvida prende-se com o uso do verbo permitir. Está correta a seguinte afirmação: Estes sapatos permitem aos pés descansarem? Tive uma teima com uma colega também tradutora que afirma que a frase está errada e que deveríamos escrever: Estes sapatos permitem que os pés descansem. Quanto à segunda variante não tenho quaisquer dúvidas. Na primeira variante, por favor digam-me se está errada e se sim, porquê?
Ambas as frases que refere (Estes sapatos permitem aos pés descansarem e Estes sapatos permitem que os pés descansem) estão correctas e têm o mesmo significado.

No caso da frase Estes sapatos permitem aos pés descansarem, o verbo permitir selecciona dois argumentos: um argumento preposicionado (aos pés), que desempenha a função sintáctica de complemento indirecto, e um argumento não preposicionado (descansarem), oração infinitiva que desempenha a função sintáctica de complemento directo. No caso da frase Estes sapatos permitem que os pés descansem, o verbo permitir selecciona apenas um argumento não preposicionado (que os pés descansem), oração subordinada completiva que desempenha a função sintáctica de complemento directo.

pub

Palavra do dia

tre·bo·la |ô| tre·bo·la |ô|
(origem obscura)
substantivo feminino

[Portugal: Açores]   [Portugal: Açores]   [Zoologia]   [Zoologia]  Mamífero cetáceo (Physeter macrocephalus) dentado, de comprimento até 20 metros, encontrado em mares temperados e tropicais. = CACHALOTE

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/onfalo [consultado em 22-05-2019]