Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
mídiamídia | s. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mí·di·a mí·di·a
(inglês media)
substantivo feminino

1. [Brasil]   [Brasil]  Todo o suporte de difusão de informação (rádio, televisão, imprensa, publicação na Internet, videograma, satélite de telecomunicação, etc.) que constitui ao mesmo tempo um meio de expressão e um intermediário na transmissão de uma mensagem.

2. [Brasil]   [Brasil]  Conjunto dos meios de comunicação social.


mídia impressa
[Brasil]   [Brasil]  Jornais e revistas.

Nota: a forma média é mais comum em Portugal, usada como substantivo masculino plural.
pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Gostava de uma melhor definição de agnóstico, pois a que dá é agnosticismo e fica por aí.
Ainda que cause algum inconveniente aos consulentes, a maioria dos dicionários tem critérios rígidos de economia, pelo que, também para evitar repetições, existe um núcleo de definição para o qual o consulente é remetido através de algumas definições. O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa não é excepção, e, neste caso, a definição de agnóstico remete o utilizador através da definição (partidário do agnosticismo), para o substantivo agnosticismo, cuja definição poderá encontrar clicando nessa palavra dentro da própria definição de agnóstico.



Na frase estavam bastante/bastantes preocupados com a situação, bastante deve ser no plural ou singular? E na frase estavam bastante/bastantes informados sobre a situação deve ser plural ou singular? Caso as opções sejam diferentes, o que difere uma frase da outra?
Tal como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra bastante pode ser usada como determinante e pronome indefinido (ex.: havia bastantes folhas no chão; ainda não terminou todos os exercícios, apesar de já ter feito bastantes) e como advérbio (ex.: estou bastante cansado; hoje andámos bastante).

Nos casos em que é usada como advérbio, a palavra não flexiona, pois é da natureza dos advérbios não terem flexões em género ou número, pelo que a sua forma é sempre invariável. Assim, e visto que nas frases que referencia a palavra bastante é precisamente usada como advérbio (sendo sinónimo de muito, que também não seria flexionado se usado nas frases referidas: estavam muito preocupados com a situação; estavam muito informados sobre a situação), as frases correctas são estavam bastante preocupados com a situação e estavam bastante informados sobre a situação.

A palavra bastante pode ainda ser usada como adjectivo, com o significado “que é suficiente” (ex.: os atletas deram provas bastantes do seu esforço), e como substantivo (ex.: ele tem o bastante para chegar ao fim da viagem).

pub

Palavra do dia

câ·ma·ra·-lo·ben·se câ·ma·ra·-lo·ben·se
(Câmara de Lobos, topónimo + -ense)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Relativo à cidade ou ao concelho de Câmara de Lobos, na Madeira.

substantivo de dois géneros

2. Natural ou habitante de Câmara de Lobos.

Plural: câmara-lobenses.Plural: câmara-lobenses.
pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/midia [consultado em 16-10-2018]