PT
BR
Pesquisar
Definições



desconheçamos

A forma desconheçamospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de desconhecerdesconhecer] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de desconhecerdesconhecer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desconhecerdesconhecer
|cê| |cê|
( des·co·nhe·cer

des·co·nhe·cer

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Não reconhecer; pensar ser outro.

2. Não conhecer o valor de.

3. Ser ingrato a; não agradecer.


verbo pronominal

4. Não se conhecer.

etimologiaOrigem etimológica:des- + conhecer.

desconheçamosdesconheçamos

Auxiliares de tradução

Traduzir "desconheçamos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber como se denomina um período de cinco meses de cada ano.
Nos dicionários e vocabulários por nós consultados não encontrámos atestada nenhuma palavra que corresponda ao significado pretendido. No entanto, há um conjunto de palavras, derivadas directamente do latim, que designam períodos de x meses (cf. bimestre, trimestre, quadrimestre, semestre, septimestre, decemestre), pelo que, pela mesma lógica, é possível utilizar para um período de cinco meses a palavra quinquemestre (do latim quinquemestris, -e), que, apesar de não estar dicionarizada, respeita a mesma adaptação ao português das palavras acima referidas (note-se que quinque- é um elemento composicional que forma outras palavras em português, como quinquecelular ou quinquídio).



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).