PT
BR
Pesquisar
Definições



desarquitectar

Palavra não encontrada.

Se procurava uma das palavras seguintes, clique nela para consultar a sua definição.
dês arquitetar (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico e norma brasileira)
desarquearam (norma brasileira)
desarquearão (norma brasileira)
desarquearás (norma brasileira)
desarquiteta (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico)
desarquitetai (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico)
desarquitetam (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico)
desarquitetar (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico)
desarquitetara (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico)
desarquitetará (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico)
desarquitetas (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico)
desarquivara (norma brasileira)
desarquivará (norma brasileira)
desarquiveis (norma brasileira)
desinquietar (norma brasileira)

Caso a palavra que procura não seja nenhuma das apresentadas acima, sugira-nos a sua inclusão no dicionário.

desarquitectardesarquitectar


Dúvidas linguísticas



Costumo usar frequentemente o termo vai vir, apesar de ter a noção que algures alguém me disse que está em desuso, mas que é correcto usar-se, porque se trata do reforço de uma acção. Gostava de saber a vossa opinião.
Do ponto de vista sintáctico e semântico, a locução verbal vai vir está correctamente formada, pois utiliza o verbo ir como auxiliar e o verbo vir como verbo principal, à semelhança de outras construções análogas com este auxiliar para indicar o futuro (ex.: Ele amanhã não vai trabalhar; O atleta vai iniciar a prova). Não se trata de um reforço da acção, mas de uma indicação temporal de uma acção que acontecerá no futuro ou está iminente e é uma construção muito usada, nomeadamente na oralidade, em substituição do futuro do indicativo (ex.: a construção ele vai vir amanhã é mais frequente do que ele virá amanhã, da mesma forma que a construção ele não vai trabalhar é muito mais frequente do que ele não trabalhará).
As locuções verbais com o verbo ir como auxiliar do verbo vir (vai vir) ou do verbo ir (vai ir), e todas as flexões possíveis do verbo auxiliar, são por vezes consideradas desaconselhadas sem que para tal haja outro motivo linguístico pertinente que não o de serem construções mais usadas num registo informal.




Qual é a diferença entre as duas seguintes expressões: "Pelo presente, vimos [...]" e "Pela presente, vimos [...]"?
O adjectivo presente é uniforme, isto é, apresenta uma mesma forma para o feminino (ex.: as pessoas presentes emocionaram-se) e para o masculino (ex.: os rapazes presentes emocionaram-se).

Na acepção que significa “que está à vista”, presente precede habitualmente o nome que modifica (ex.: a presente encomenda; o presente testamento). É muito frequente encontrá-lo no discurso fazendo referência ao suporte, geralmente escrito, que veicula determinada informação (telegrama, carta, mensagem electrónica, etc.); por vezes é também possível encontrar apenas o adjectivo presente, antecedido de artigo, concordando este com o género do referente ausente (ex.: Pela presente [carta] vimos anunciar o fim dos serviços contratados; Pelo presente [comunicado] vimos esclarecer os associados).

Assim sendo, as duas expressões que refere estão correctas, desde que respeitem o género do referente que modificam.