PT
BR
Pesquisar
Definições



depressão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
depressãodepressão
( de·pres·são

de·pres·são

)


nome feminino

1. Abaixamento de nível.

2. [Figurado] [Figurado] Enfraquecimento, abatimento, físico ou moral.

3. Achatamento, cavidade pouco profunda.

4. Zona de baixa pressão atmosférica em torno da qual o vento sopra no sentido contrário ao do movimento dos ponteiros do relógio (no hemisfério norte) ou no sentido do movimento dos ponteiros do relógio (no hemisfério sul) (ex.: depressão atmosférica).


depressão mental

[Meteorologia] [Meteorologia]  Perturbação mental caracterizada pela ansiedade e pela melancolia.

depressão nervosa

Estado patológico de sofrimento psíquico assinalado por um abaixamento do sentimento de valor pessoal, por pessimismo e por uma inapetência face à vida.

etimologiaOrigem etimológica:latim depressio, -onis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "depressão" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Qual é o valor da conjunção "e" na frase: "Tenho viajado tanto e não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei": consecutivo, concessivo, adversativo, conclusivo?
A conjunção coordenativa copulativa e pode assumir diversos valores dependendo do contexto onde é usada, apesar de em nenhum deles deixar de apresentar o valor copulativo. Na frase que refere, a conjunção apresenta um valor adversativo ou de oposição, pois à ideia da primeira oração é contraposta a ideia da segunda, podendo a conjunção e ser substituída pela conjunção adversativa mas (ex.: Tenho viajado tanto, mas não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei).