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funâmbulas

volteio | n. m.

Acto ou efeito de voltear....


burlantim | n. m.

Equilibrista da corda bamba....


cremnóbata | n. 2 g.

Aquele que anda ou dança em corda bamba....


aramista | n. 2 g.

Ginasta que trabalha sobre um arame....


funambulismo | n. m.

Arte circense que consiste em equilibrar-se, caminhando, saltando ou fazendo acrobacias, sobre uma corda bamba ou um cabo metálico, esticados entre dois pontos de apoio....


funambulista | adj. 2 g. | adj. 2 g. n. 2 g.

Relativo a funambulismo....


maroma | n. f.

Corda grossa....


volantim | n. m.

Aquele que anda ou dança em corda bamba....


volatim | n. m.

Aquele que anda ou dança em corda bamba....


funâmbulo | n. m.

Pessoa que anda ou dança em corda bamba....


petauro | n. m.

Na Antiguidade greco-romana, vara ou espécie de trampolim usados por petauristas nas suas acrobacias....


Que é próprio de funâmbulos ou a eles relativo....


petaurista | n. 2 g.

Na Antiguidade greco-romana, equilibrista que anda ou dança em corda bamba....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se "frigidíssimo" é superlativo absoluto sintético de "frio".
Os adjectivos frio e frígido têm em comum o superlativo absoluto sintético frigidíssimo, pois provêm ambos do étimo latino frigidus.



Como grafar "marcha ré": marcha a ré, marcha-ré, marcha ré, marcha-a-ré?
A grafia correcta é sem hífen: marcha à ré (na norma europeia) e marcha a ré (na norma brasileira). A diferença ortográfica entre as duas normas do português deve-se ao facto de, na norma portuguesa, a locução incluir o artigo definido a, o que provoca a crase com a preposição a: marcha à. Na norma brasileira a locução não inclui o artigo definido, pelo que não há crase: marcha a.

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