Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
Palavra não encontrada. Sugerir a inclusão no dicionário da palavra pesquisada.
pub

Dúvidas linguísticas


Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos.




Tenho uma dúvida gramatical e não sei se vocês podem saná-la: O certo é dizer tecnologia sem-fio ou sem fio? Com ou sem hífen?
A hifenização ou não de locuções fixas depende muitas vezes do seu uso ou do seu registo em dicionários ou vocabulários de referência, sendo difícil falar de certo ou errado. Neste caso específico, não parece haver ainda registo nos dicionários consultados (quer portugueses, quer brasileiros), mas o Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras regista sem-fio como substantivo e adjectivo, pelo que o uso da palavra hifenizada já está atestado numa obra de referência. No Brasil, parece ser mais usual a forma sem-fio enquanto em Portugal é mais usual a forma sem-fios.

Palavra do dia

un·gue un·gue
(latim unguis, -is, unha)
nome masculino

[Anatomia]   [Anatomia]  Pequeno osso semelhante a uma unha, na parte ântero-inferior da órbita ocular; osso lacrimal. = ÚNGUIS

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/F%C3%B6rest%C3%A4llningen [consultado em 06-08-2020]