PT
BR
Pesquisar
Definições



escola

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
escolaescola
|ó| |ó|
( es·co·la

es·co·la

)


nome feminino

1. Estabelecimento de ensino.

2. Conjunto formado pelo professor e pelos discípulos.

3. Os professores.

4. Os discípulos.

5. Doutrina, sistema.

6. Seita.

7. Aprendizagem, ensino, tirocínio.

8. Método e estilo de um autor, de um artista.

9. Processos seguidos pelos grandes mestres.


escola profissional

Estabelecimento de ensino técnico que prepara para diversos ofícios.

fazer escola

Definir princípios que outros depois seguem.

etimologiaOrigem etimológica:latim schola, -ae, ócio dedicado ao estudo, ocupação literária, lição, curso, lugar onde se ensina.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:universidade.

Auxiliares de tradução

Traduzir "escola" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Qual a forma verbal correcta nestas duas frases: "Trata-se ou Tratam-se de pessoas que não sabem o que fazem"?
A frase correcta é Trata-se de pessoas que não sabem o que fazem.

Neste exemplo, o verbo tratar tem um sentido próximo de “ser”, sendo indissociável do clítico se e da preposição de. A construção tratar-se de funciona como um verbo impessoal, i.e., utiliza-se apenas na 3.ª pessoa do singular, dado que é usada em frases sem sujeito. A frase *Tratam-se de pessoas que não sabem o que fazem é agramatical (como indica o asterisco) porque o sintagma pessoas que não sabem o que fazem, com o qual o verbo concorda, é erradamente considerado o sujeito da frase.

A construção acima descrita não deve ser confundida com o predicado verbal da frase Eles tratam-se da doença numa clínica suíça. Neste caso, o verbo tratar é usado na acepção de “curar” e concorda com o sujeito da frase (Eles).