PT
BR
Pesquisar
Definições



vigilantemente

A forma vigilantementepode ser [derivação de vigilantevigilante] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vigilantementevigilantemente
( vi·gi·lan·te·men·te

vi·gi·lan·te·men·te

)


advérbio

De modo vigilante.

etimologiaOrigem etimológica:vigilante + -mente.
vigilantevigilante
( vi·gi·lan·te

vi·gi·lan·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que vigia ou está com atenção. = ATENTO, CAUTELOSO, DILIGENTE


nome de dois géneros

2. Pessoa que vigia (ex.: vigilante florestal).

etimologiaOrigem etimológica:latim vigilans, -antis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "vigilantemente" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.