PT
BR
Pesquisar
Definições



remissa

A forma remissapode ser [feminino singular de remissoremisso] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
remissaremissa
( re·mis·sa

re·mis·sa

)


nome feminino

1. [Jogos] [Jogos] Quantia reposta por um parceiro, no jogo do voltarete e noutros jogos.

2. Sequência de enfiamento dos fios da teia nos liços que sobem ou que descem ao mesmo tempo no tear.

3. Demora ou adiamento.


ficar de remissa

Ficar à espera ou ficar adiado.

pôr de remissa

Reservar ou deixar para mais adiante ou para mais tarde. = ENREMISSAR

etimologiaOrigem etimológica:feminino de remisso, do latim remissus, -a, -um, particípio passado de remitto, -ere, mandar para trás, repelir, reenviar.
remissoremisso
( re·mis·so

re·mis·so

)


adjectivoadjetivo

1. Que demora a fazer algo (ex.: funcionário remisso). = DEMORADO, LENTO, TARDIO, VAGAROSO

2. Que mostra negligência ou descuido (ex.: andamos remissos em relação aos nossos deveres). = DESCUIDADO, NEGLIGENTE

3. Que mostra pouca energia, actividade ou intensidade. = FROUXO, INDOLENTE


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

4. Que ou quem não paga o que deve ou não cumpre as suas obrigações (ex.: arrendatário remisso; o remisso foi compelido à celebração de um compromisso arbitral).

5. Que ou quem desvia dinheiro ou valores que lhe foram entregues.

etimologiaOrigem etimológica:latim remissus, -a, -um, particípio passado de remitto, -ere, mandar para trás, repelir, reenviar.


Dúvidas linguísticas



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.




Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).