PT
BR
Pesquisar
Definições



lagarta-processionária

A forma lagarta-processionáriaé[nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
lagarta-processionárialagarta-processionária
( la·gar·ta·-pro·ces·si·o·ná·ri·a

la·gar·ta·-pro·ces·si·o·ná·ri·a

)


nome feminino

[Entomologia] [Entomologia] Lagarta do insecto lepidóptero Thaumetopoea pityocampa, que se desloca formando cortejo ou fila com outros indivíduos, tem pêlos urticantes e é parasita de pinheiros. = LAGARTA-DO-PINHEIRO, PROCESSIONÁRIA

vistoPlural: lagartas-processionárias.
etimologiaOrigem etimológica:lagarta + processionária, feminino de processionário.
iconPlural: lagartas-processionárias.
lagarta-processionária-do-pinheirolagarta-processionária-do-pinheiro
( la·gar·ta·-pro·ces·si·o·ná·ri·a·-do·-pi·nhei·ro

la·gar·ta·-pro·ces·si·o·ná·ri·a·-do·-pi·nhei·ro

)


nome feminino

[Entomologia] [Entomologia] Lagarta do insecto lepidóptero Thaumetopoea pityocampa, que se desloca formando cortejo ou fila com outros indivíduos, tem pêlos urticantes e é parasita de pinheiros. = LAGARTA-DO-PINHEIRO, PROCESSIONÁRIA

vistoPlural: lagartas-processionárias-do-pinheiro.
etimologiaOrigem etimológica:lagarta-processionária + do + pinheiro.
iconPlural: lagartas-processionárias-do-pinheiro.


Dúvidas linguísticas



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).




Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.