PT
BR
Pesquisar
Definições



eficiente

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
eficienteeficiente
( e·fi·ci·en·te

e·fi·ci·en·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que funciona, produzindo o efeito esperado. = APROPRIADO, EFICAZINEFICAZ

2. Que tem competência ou reúne as condições e características apropriadas para a consecução de algo. = CAPAZ, COMPETENTEINCOMPETENTE

3. Que tem um desempenho conforme as normas.

4. Que obtém resultados ou tem o funcionamento esperado com uma maior economia de recursos e/ou tempo (ex.: o equipamento da fábrica é eficaz, mas pouco eficiente porque gasta muita energia).

etimologiaOrigem etimológica:latim efficiens, -entis, que produz.

Auxiliares de tradução

Traduzir "eficiente" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



USO CAPEÃO: é uma figura que se utiliza em direito, em que a pessoa solicita a propriedade de um terreno ou objecto que está na sua posse há bastante tempo mas não tem documento que prove essa posse. A palavra capeão ( ou capião ??) tem o sentido de posse.
À figura jurídica a que se refere dá-se o nome de usucapião (derivado do latim usucapionem), como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.